
Armazenar e transportar hortifrutis: 5 Dicas para realizar uma entrega impecável.
Sem dúvida nenhuma, os hortifrutis possuem especificidades que os diferenciam de outros produtos, exigindo atenção e cuidados redobrados em relação a armazenamento, transporte e exposição.
Se você é produtor ou distribuidor de frutas, verduras e legumes, este artigo é especial para você.
Vamos deixar algumas dicas importantes sobre como armazenar e transportar hortifrutis, respeitando as características únicas desses produtos.
Quem lida com frutas, verduras e legumes sabe. Esses produtos, após serem colhidos, de certa maneira continuam “vivos”. Precisam de ar para continuar “respirando”, mantendo o maior tempo possível os nutrientes que recebiam enquanto estavam ligados à natureza.
Em outras palavras, precisam continuar em condições adequadas de umidade, temperatura e circulação de ar para chegarem saudáveis e vistosos à mesa dos consumidores finais.
Além disso, os hortifrutis são muito delicados. Portanto, as soluções para transporte e armazenamento de hortifrutis precisam, necessariamente, levar em conta essas especificidades, a começar pelas embalagens de transporte.
O comportamento do consumidor mudou.
Atualmente, graças à internet, os consumidores têm acesso a grande número de informações e pesquisam muito antes de comprar um produto ou contratar um serviço.
Entre as muitas tendências modernas, a valorização de uma alimentação equilibrada ganha destaque. O consumo de frutas, verduras e legumes tem aumentado significativamente, em especial os orgânicos.
Portanto, a exposição de hortifrutis é fundamental para a decisão de compra dos consumidores. Sua aparência é tão importante quanto o seu valor nutricional e isso depende das condições em que os alimentos são transportados desde o produtor rural até a gôndola dos supermercados.
Inegavelmente, a satisfação com a qualidade dos produtos é decisiva para a fidelização dos clientes.
A otimização de toda a cadeia produtiva é fundamental para garantir que os hortifrutis cheguem aos varejistas bem conservados e apetitosos.
No entanto, além das questões relacionadas ao acondicionamento dos alimentos durante o transporte, há a necessidade de monitoramento dos produtos e das caixas ao longo do percurso.
Nesse aspecto, todos os envolvidos na cadeia de suprimentos lidam com altos índices de perdas, extravios e erros de entrega.
Hoje, já existem soluções inteligentes para reduzir, através da automação, essas estatísticas.
Otimizar toda a cadeia produtiva de hortifrutis, em relação a transporte e armazenamento, significa implementar uma solução de embalagens de transporte que possam receber os produtos no momento da colheita e seguir com eles até os varejistas, onde serão finalmente expostos, ou seja, soluções únicas para todo o ciclo.
As soluções logísticas para o transporte e o armazenamento de hortifrutis visam, justamente, todo o processo ao longo da cadeia de alimentos.
Por essa razão, em se tratando de armazenar e transportar alimentos, a escolha de um fornecedor não pode se reduzir apenas à embalagem.
Em outras palavras, a embalagem para transporte deve estar acoplada a soluções que contemplem desde a qualidade do material com o qual as caixas são fabricadas, suas vantagens para a conservação e proteção dos alimentos, até o sistema de monitoramento, passando pela higienização e o tipo de serviço oferecido – aluguel ou aquisição de caixas.
Evidentemente, esse fornecedor deverá se mostrar comprometido com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Afinal, estamos falando de produtos vindos diretamente da natureza. Precisamos de boas condições para continuar sua produção e, em consequência, continuar garantindo a alimentação da população.
Diante do exposto, seguem as 5 dicas para armazenar e transportar hortifrutis:
Utilizar embalagens de transporte e armazenamento exclusivas para hortifrutis é o primeiro passo.
Portanto, elas precisam ser:
Quem trabalha com a produção de diferentes tipos de hortifrutis precisa de uma solução para armazenamento e transporte dos seus produtos de forma separada, a fim de otimizar espaço tanto nos caminhões quanto nos armazéns.
A dica número 2, portanto, é escolher embalagens que permitam o transporte em uma mesma carga.
Paralelamente, é preciso considerar os pequenos e médios produtores que trabalham com hortifrutis e algumas criações, como galinhas, patos, suínos e bovinos. Esses precisam de soluções para o transporte conjunto de ovos e de carne, desde que estejam regularizados diante dos órgãos competentes.
Para completar, a mesma embalagem deverá servir como display nas prateleiras dos supermercados. Isso permitirá reduzir o tempo de manuseio, assim como conservará a boa aparência dos alimentos.
A fim de reduzir a quantidade de perdas de caixas para o transporte de hortifrutis, assim como os extravios e entregas erradas, é imprescindível a implementação de um efetivo sistema de monitoramento.
Há diversos serviços de rastreamento para o setor de alimentos, mas poucos oferecem o serviço de acompanhamento da movimentação das embalagens de transporte como parte de uma solução completa que envolva o fornecimento de caixas modernas, sua higienização e um sistema de comercialização funcional.
Ao seguir essa dica, produtores e distribuidores de hortifrutis devem verificar se as soluções propostas pelo fornecedor de caixas para transporte de hortifrutis são reais. Algumas perguntas podem ajudá-los nessa pesquisa:
Chegamos, então, ao ponto decisivo. Produtores e distribuidores de frutas, verduras e legumes estão, cada vez mais, optando pelo sistema de aluguel de caixas retornáveis para armazenar e transportar seus produtos.
As exigências crescentes do mercado, a concorrência cada vez mais acirrada, os novos hábitos dos consumidores, enfim, uma situação complexa pressiona todos os atores da cadeia de suprimentos a encontrarem soluções eficientes e ágeis, para reduzir gastos, otimizar os resultados e melhorar os lucros.
Suas caixas possuem todas as características necessárias para transportar alimentos em total segurança, conservando-os com boa aparência e com todo o seu valor nutricional dos produtores rurais aos supermercados.
As embalagens HB são produzidas em plástico FoodSafe, com design anatômico que protege os alimentos e com um moderno sistema de ventilação para manter a circulação do ar em seu interior com aumento do shelf life. São empilháveis e um sistema único de trava garante a estabilidade das pilhas. Tais características permitem a redução de torções, amassamentos, contaminações e quedas.
Ademais, a HB possui caixas em diferentes tamanhos e especificidades para transportar desde frutas de pequeno tamanho, como laranjas, maçãs e morangos até grandes alimentos como abóboras e melancias. São perfeitas igualmente para o transporte de carnes. Além disso, a HB também fornece caixas para transporte de ovos.
O sistema de higienização HB é pioneiro, extremamente rigoroso e totalmente automatizado. 90% da água utilizada é reaproveitada.
As caixas possuem Código de Barras e QRCode e o rastreamento é feito pelo moderno software HBGo. Perdas, extravios e erros de entrega são plenamente minimizados.
As caixas são comercializadas pelo sistema de economia circular, como locação.
Uma rede de 14 Centros de Distribuição localizada de norte a sul do país está pronta para atender a produtores e distribuidores de hortifrutis, facilitando o armazenamento e o transporte de seus produtos.
Leve as soluções HB para a sua empresa.
#hbsmr #caixasretornaveis #transportedealimentos #FLV #caixassustentaveis